O Google anunciou, nesta sexta-feira (2) de junho, uma mudança na busca de e-mails dentro do aplicativo do Gmail, tanto para sistemas operacionais Android, quanto para iPhone. A pesquisa vai usar inteligência artificial (IA) para mostrar os resultados mais relevantes da busca dentro do aplicativo.
Os algoritimos de aprendizado da máquina vão vasculhar a caixa de e-mails em busca daquilo mais relevante para o usuário, e em seguida, os principais resultados serão mostrados, como uma tentativa de entregar conteúdos mais facilmente.
A IA do Google vai usar o termo da pesquisa, depois os e-mails recentes e fatores mais relevantes para entregar a busca correspondente mais adequada.
“Esses resultados agora aparecerão no topo da lista em uma seção dedicada, seguidos por todos os resultados classificados por atualidade”, citação tirada do post no blog do Google.
Anteriormente, a busca do Gmail mostrava os e-mails em ordem decrescente (do mais recente ao mais antigo). “Esse recurso altamente solicitado fornece as informações mais relevantes primeiro, permitindo que você encontre e-mails ou arquivos específicos com mais rapidez e facilidade”, explica o Google.
Alguns usuários já podem encontrar a novidade no Gmail, tanto usuários comuns quanto do Workspace. Para que todos tenham acesso, vão precisar esperar algumas semanas, enquanto o Google implementa a novidade.
Como sempre, a big tech atualizando a tecnologia aplicada em seus serviços para melhorar a experiência do usuário em relação ao “futuro” hoje.