As obras já iniciaram no último dia 27 de outubro; demanda é antiga para o local, que sempre dependeu de balsas e ferry-boats para transportar pessoas e veículos.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), aprovou e está disponibilizando o Plano Funcional da obra da nova ponte Guaratuba-Matinhos e seus acessos. O plano define, de forma geral, o traçado do projeto a ser instalado na travessia da Baía de Guaratuba, que vai conectar os dois municípios, atualmente acessados pela travessia com balsas e ferry-boats.
A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com um vão principal de 160 metros, já a dimensão do canal de navegação terá 17 m de altura e 90 m de largura. Quanto aos acessos, o projeto totaliza no eixo principal a extensão de 1.826 metros, sendo 951 metros no lado de Guaratuba e 875 metros no lado de Matinhos. Dentro do projeto está prevista também a implantação de vias locais e conexão à Estrada de Cabaraquara. A conclusão da obra promete trazer mais agilidade e fluxo no turismo da região, o que deve ter impacto direto na economia e desenvolvimento local.
O investimento total na obra é de R$ 386,9 milhões, com prazo de 24 meses para a execução. A estrutura terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.
Até o momento já foram investidos R$ 7.261.349,08 na etapa atual da obra, que inclui a elaboração dos projetos básicos e executivo de engenharia, elaboração de estudos e avaliações para obtenção de licenças ambientais, além da instalação do canteiro de obras.