Redução é provocada pela queda na Tabela Fipe deste percentual; porém, os carros que valorizaram na Fipe terão acréscimo no valor, em comparação com o ano passado.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 terá valores mais baixos, em média, na comparação com 2023. Para quase 2,7 milhões de veículos, ou cerca de 60% da frota, o tributo cobrado será menor no próximo ano. Além disso, mais de 650 mil veículos (14% da frota) observarão uma redução superior a 10%.
Esta redução se deve principalmente ao fato de que os carros usados se tornaram, em média, mais baratos ao longo do ano de 2023. A referência para calcular o valor é a primeira versão da tabela de valores elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a famosa Tabela Fipe.
Porém, para parte da frota, o valor será maior. Dependendo do ano de fabricação e do modelo, o valor de mercado do veículo pode ter apresentado valorização no ano passado – algo que pode ocorrer com aproximadamente 40% da frota paranaense.
O Estado do Paraná tributa com o IPVA veículos fabricados de 2004 em diante, ou seja, carros mais antigos, fabricados antes de 2004, não pagam o imposto. Segundo informações da Fazenda, até setembro de 2023 a frota tributável do Paraná era constituída de 5.823.391 veículos.