São 247 veículos que terão equipamento com rastreador, cartão de identificação de condutor e sistema de monitoramento de desempenho do veículo
Desde a última terça-feira (12), toda a frota veicular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passa a contar com sistema de gerenciamento de frota. São 247 automóveis, incluindo ambulâncias, veículos utilizados em unidades de saúde e carros de transporte de pacientes e exames laboratoriais. O novo sistema proporciona que a Prefeitura de Londrina realize o controle da utilização dos veículos, tanto no quesito das localidades nas quais eles foram usados e qual funcionário foi o condutor, quanto no que diz respeito ao consumo de combustível.
A SMS terá acesso a um sistema de software, pelo qual será realizado o monitoramento dos veículos. Com esse novo sistema, será possível delimitar o perímetro de rodagem dos carros, no qual um sinal sonoro é acionado, no caso do veículo sair da área previamente determinada pela unidade de saúde. Esse equipamento também possibilita que o monitoramento da localização do automóvel seja feito em tempo real, o que proporciona mais segurança para os funcionários, além de evitar traslados desnecessários.
A Secretaria Municipal de Saúde possui 800 servidores com autorização para dirigir veículos oficiais, e cada um desses funcionários vai receber um cartão de identificação pessoal e intransferível, que será utilizado para autorizar ligar o veículo no momento de utilizá-lo. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, conta como esse novo equipamento otimiza recursos e promove segurança ao patrimônio público. “É uma ação inédita da Prefeitura de Londrina, que garante, inclusive, a segurança dos nossos servidores que se deslocam diariamente em várias atividades. Isso vai nos trazer uma segurança em relação a localização dos veículos em caso de eventuais furtos, além da questão de gerar eficiência na aplicação dos recursos. O sistema que nós contratamos nos permite fazer várias análises em relação ao consumo de combustível, a forma como o servidor está dirigindo, e cruzar dados de abastecimento”, explicou.
A empresa contratada, por meio de licitação, para executar o serviço é a Vision Net LDTA. O contrato é de um ano e se dá no formato de mensalidades. O valor do investimento será de 12 parcelas mensais de aproximadamente R$15 mil, além da taxa de instalação de R$49 mil.