A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) de Londrina deu início, no dia 1º de agosto, à Semana do Agosto Lilás, uma campanha que tem como objetivo combater a violência contra a mulher e sensibilizar a sociedade para essa causa. A ação acontece na primeira semana do mês e culmina no dia 7 de agosto, aniversário da Lei Maria da Penha, que completa 17 anos em 2023. Em Londrina, a programação se estende durante todo o mês, seguindo a Lei Municipal 13.324/2021.
Com o intuito de ampliar a divulgação dos serviços de atendimento à mulher em situação de violência, a SMPM instalou 15 outdoors em locais de grande circulação de veículos e 20 busdoors em linhas de ônibus que percorrem todas as regiões da cidade. A iniciativa visa alcançar o maior número possível de pessoas, conscientizando a população sobre a existência do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), que oferece atendimento psicológico, assistência social, orientação jurídica e apoio à inclusão social e produtiva para mulheres que buscam superar o ciclo de violência.
Além disso, a SMPM promoverá diversas atividades em parceria com instituições, empresas e organizações da sociedade civil para divulgar as formas de violência contra as mulheres e as leis de proteção. As ações também abordarão os serviços especializados da Secretaria da Mulher e da rede de atendimento e proteção à mulher em situação de violência, além dos canais de denúncia disponíveis.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, ressaltou a importância da Lei Maria da Penha para a proteção das mulheres e o enfrentamento à violência doméstica e familiar. O Agosto Lilás contará com palestras, encontros de sensibilização, rodas de conversa, capacitação de profissionais da área da estética e diversas outras atividades ao longo do mês.
O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual contra as Mulheres também participam das ações do Agosto Lilás, abordando as leis de proteção às mulheres no Brasil e os avanços conquistados a partir da Lei Maria da Penha. O trabalho integrado busca promover a conscientização e proteção das mulheres em Londrina.