Podem participar pessoas entre 18 e 65 anos; a perda olfatória é uma sequela presente em várias pessoas contaminadas pela Covid-19.
Pessoas entre 18 e 65 anos que, há pelo menos três meses, apresentam dificuldades para sentir cheiro após contraírem Covid-19 podem participar de uma pesquisa desenvolvida pelo Centro de Excelência em Pesquisa, Ensino e Atenção à Saúde (GEM), que está buscando um tratamento para lidar com o problema, que ainda afeta milhares de pessoas no pós-pandemia. O GEM é uma clínica de otorrinolaringologia formada por alunos de iniciação científica da UEL e profissionais da área médica.
Para participar, além do critério de idade, a pessoa não pode ter histórico de acidente com trauma na cabeça, de perda olfatória antes da Covid-19, não pode sofrer de sangramento ou tumor nasal e não deve apresentar doenças como epilepsia, rinossinusite crônica, Parkinson, Alzheimer, esquizofrenia e perda grave de memória. Os pesquisadores buscam 30 voluntários.
O objetivo da pesquisa é avaliar a eficácia do uso de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) juntamente com treinamento olfatório para o tratamento da perda da capacidade de sentir cheiro após a contaminação por Covid-19 e observar os impactos na qualidade de vida dos pacientes. O PRP é uma concentração colhida do próprio paciente com efeitos anabolizantes e anti-inflamatórios, que ajudam o organismo na cicatrização e recuperação. Também serão observadas as diferenças entre a aplicação do PRP aliada ao treinamento olfatório e o treinamento isolado.
Quem tiver interesse em participar, pode procurar o projeto até março de 2024. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 98262-7085 e (45) 99936-6305.
por André Ludwig | Sob supervisão da equipe de Jornalismo 2CNews