Ao todo, serão mais de 2.500 vagas; número pode aumentar dependendo da procura.
O mês de outubro é caracterizado pela cor rosa. Esta relação é usada para lembrar as mulheres e seus familiares sobre a importância de exames que podem detectar o câncer de mama e o câncer de colo de útero, como a mamografia.
A recomendação é que mulheres de a partir de 50 anos de idade façam a mamografia anualmente. Dependendo de fatores de risco, a idade recomendada é a partir dos 35 anos. Para fazer o exame, é simples. Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e agendar uma consulta ou avaliação.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, aproximadamente 1.700 exames de mamografia são feitos por mês no município. A intenção é aumentar este número durante o mês de outubro, por meio de campanhas de conscientização e divulgação.
A Secretaria também lembra da importância do exame conhecido como Preventivo. Este exame serve para diagnosticar um possível câncer de colo de útero, além de detectar possíveis infecções, como HPV.
Está previsto para o sábado, 28 de outubro, o Dia D de prevenção ao câncer de mama e colo de útero. Neste dia, dez UBSs estarão abertas das 8h às 14h, realizando consultas para coleta do exame preventivo e avaliação das mamas, com encaminhamento para mamografia. São elas: Santa Rita, Tókio, Armindo Guazzi, Marabá, Vila Casoni, Vila Brasil, Piza, União da Vitória, Parigot e João Paz.
por André Ludwig | Sob supervisão da equipe de Jornalismo 2CNews