Parceria entre Prefeitura e ILES pretende beneficiar mais de 2 mil pessoas.
A quarta etapa do Mutirão de Saúde Auditiva que começou em julho deste ano, realizou a entrega de cerca de 300 aparelhos auditivos nesta segunda-feira, 20.
A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Londrina e o Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES), a expectativa é de que mais de 1.000 aparelhos sejam entregues até dezembro através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, afirmou que o objetivo de zerar a fila de espera pelo aparelho foi alcançado. Anteriormente a espera já chegava a ser de 6 anos.
Tirza Hirata, presidente do ILES reafirma a importância dos mutirões a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva e conta que a expectativa é de que cerca de 2.000 pessoas sejam atendidas e recebam os aparelhos.
Desde o início da atual gestão em 2017, já foram entregues 13 mil aparelhos e os mutirões continuam até o meio do ano de 2024 com investimento municipal estimado em R$2 milhões. O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, explica que a ação das entidades vai muito além da entrega dos aparelhos, mas comporta também a realização de exames e manutenção dos equipamentos. “ A prefeitura arca com os custos e são milhares de pessoas que não ouviam pois não tinham dinheiro para comprar o aparelho auditivo que chega a custar de R$7 a 10 mil, então é uma ação muito importante da prefeitura e que tem dado muito certo”, afirmou.
Residentes da cidade de Londrina com deficiência auditiva não precisam aguardar para receber os aparelhos, basta ir até uma Unidade Básica de Saúde.