4 mil alunos da rede municipal tem oficinas para desenvolver Pensamento Computacional, Programação e Robótica.
Projeto Letramento Digital está presente na rede municipal de ensino desde julho de 2022. Para 2024, foi confirmada a ampliação do projeto, que vai passar a atender 4 mil estudantes de escolas municipais com 240 agentes multiplicadores de conhecimento.
Atualmente em 25 unidades escolares, 610 alunos participantes, de turmas do 4° e 5° ano, têm oficinas no contraturno para desenvolver competências técnicas como Pensamento Computacional, Programação e Robótica.
“Nas oficinas a gente aprende bastante sobre computação e como utilizar o microbit, que é um aparelho que ganhamos. É muito legal. Espero que, no ano que vem, vocês estejam lá também”, disse Davi Marco Lima de Souza de 10 anos que é um participante.
Londrina é pioneira nessa ação, “A gente tem o privilégio de ter começado essa experiência no Brasil. Letramento Digital é ensinar a ler e escrever nesse universo digital, e para as crianças é algo rápido porque faz parte da geração delas, elas têm mais facilidade” ressaltou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.
O coordenador-geral do Letramento Digital, José Augusto de Lima Prestes, a expansão do projeto é imediata “com os 76 capacitados na fase anterior, vamos concluir 2023 com quase 700 formados. E isso foi possível somente graças ao trabalho de todos os parceiros, das escolas e dos multiplicadores”.