A partir desta segunda-feira (24), estão abertas as inscrições para o Vestibular 2024 da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os candidatos interessados em concorrer às 3.100 vagas disponíveis têm até o dia 5 de setembro para se inscreverem exclusivamente pelo portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops). Durante o processo de inscrição, os candidatos deverão escolher o curso, turno, opção de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) e se prestarão o vestibular pelo sistema universal ou de cotas. Além disso, poderão optar pela realização da 1ª fase em Londrina ou em outras quatro cidades paranaenses. O valor da taxa de inscrição é de R$ 176,00.
Uma novidade deste ano é que o vestibular retornará a ser realizado nos meses finais do ano, de acordo com decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). As provas da 1ª fase serão aplicadas no dia 29 de outubro, enquanto a 2ª fase ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro. Adicionalmente, em 24 de setembro, a UEL realizará a Prova de Habilidades Específicas (PHE) exclusiva para candidatos ao curso de Música. As provas da 1ª fase ocorrerão tanto em Londrina quanto em outras quatro cidades paranaenses: Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama.
A coordenadora de Processos Seletivos, Sandra Garcia, espera repetir o sucesso do último vestibular, que atraiu 20.858 inscritos para o Vestibular 2023. A descentralização das provas visa incentivar um maior número de candidatos, facilitando a realização da 1ª fase.
O retorno do concurso para o final do ano visa atender às demandas dos estudantes, que preferem uma data consolidada para a realização das provas, semelhante aos vestibulares de outras instituições de Ensino Superior. Essa concentração de datas facilita para os candidatos que estão se preparando, dada à proximidade da conclusão do ano letivo e do Ensino Médio. Sandra Garcia também enfatiza o esforço da Universidade para reduzir a diferença entre o calendário acadêmico da UEL e o calendário civil, buscando uma conciliação entre o cronograma de atividades da universidade e a rotina dos estudantes.
As provas da 1ª fase abrangerão questões de Conhecimentos Gerais, com 60 questões sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. A 2ª fase, por sua vez, será composta pelas provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação, realizadas em 26 de novembro. No dia 27, os candidatos farão a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, e no dia 28, ocorrerá a prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico. A primeira convocação dos aprovados será divulgada em 16 de janeiro de 2024.
Mais informações, acesse o site da COPS em: https://www.cops.uel.br/