Formação de professores e distribuição de material educativo vão compor a programação.
Começa nesta segunda-feira (23) a II Semana Municipal de Saúde Bucal. Atividades como capacitação de professores de Educação Física e profissionais de odontologia da rede municipal e distribuição de kits e cartilhas educativas para alunos das escolas municipais vão fazer parte da programação. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
O lançamento oficial está marcado para terça-feira (24) às 9h, na Escola Municipal América Sabino Coimbra (Rua Mitsuki Shime, 150). Na ocasião, será distribuída uma cartilha educativa, elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO-PR).
Um dos focos da Semana será os cuidados com o “Traumatismo dentário”. O problema engloba perda de dentes ou pequenas fraturas que prejudicam a estrutura dentária. Esta é uma questão de saúde pública que atinge principalmente crianças e adolescentes, por isso eles serão o público-alvo das ações. O Traumatismo dentário impacta diretamente funções essenciais, como mastigação e fala, além de afetar a estética e auto-estima.
E para que as equipes da Secretaria Municipal de Educação estejam aptas a auxiliar os alunos que, porventura, sofram esses traumas nas unidades escolares, cerca de 160 professores de Educação Física vão participar de uma formação sobre o assunto. As aulas serão realizadas na segunda-feira (23), no auditório da Unopar/Anhanguera Campus Piza. A palestra de primeiros socorros será conduzida pelo Grupo Técnico de Saúde Bucal da SMS e pela professora Gabriela Fleury, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pela manhã, a turma inicia às 8h e, à tarde, às 13h30.
Serão distribuídas 6.200 cartilhas educativas para alunos de escolas municipais. A narrativa abordada no livreto será apresentada aos alunos em uma peça de teatro, com participação dos profissionais de saúde e residentes da UEL que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Padovani.
O roteiro conta a história da personagem Lolo que, andando de bicicleta, sofre um acidente e perde um dente. Com esse material, as crianças vão aprender quais atitudes devem tomar em caso de traumas e como agir para preservar seus dentes.
Para quarta-feira (25), será realizada uma capacitação para profissionais de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde. O curso vai abordar o traumatismo dentário na dentição permanente e os cuidados paliativos em equipe multiprofissional. A atividade será realizada pela manhã, na Unopar/Anhanguera Campus Catuaí, e devem participar dentistas, auxiliares e técnicos.