Com grande visitação nos cemitérios, a procura por serviços de limpeza de túmulos aumenta; o poder público também está mobilizado para dar seguranças e tranquilidade aos visitantes.
Nesta quinta-feira (02), o Dia de Finados vai movimentar os cemitérios de Londrina e região. São esperadas cerca de 150 mil pessoas devem visitar os 13 cemitérios municipais Pensando nisso, familiares aproveitam esta época do ano para realizar a limpeza dos túmulos de seus entes queridos. Zeladores próprios para a função, oferecem seus serviços mensais e garantem que estará sempre em boas condições.
A zeladora Neusa Ferreira da Silva trabalha há 20 anos justamente com isso. Ela conta que em apenas um cemitério, toma conta de 64 espaços e que o trabalho envolve passar cera e óleo no mármore na finalização. Nesta época, próxima ao Dia de Finados, a demanda aumenta.
O valor médio está entre R$50 e R$60 por mês. Com muito bom humor, dona Neusa afirma ainda brinca na entrevista à TV2C, não tem medo de “assombrações” que podem rondar os cemitérios e que povoam o imaginário popular. “A gente tem que ter medo é dos vivos”, diz.
O poder público também está empenhado em melhorar a aparência dos cemitérios para receber os visitantes com mais tranquilidade. Uma empresa terceirizada da CMTU está realizando a poda de árvores no entorno dos cemitérios de Londrina.
Consulta de localização – Os cemitérios Jardim da Saudade, São Pedro, João XXIII e Padre Anchieta, foram georreferenciados, permitindo que o cidadão consulte, no site da Acesf, tanto a numeração do jazigo quanto a localização exata, exibida em um mapa. Essa ferramenta visa facilitar a localização de jazigos por parte dos visitantes, além de ser uma ferramenta importante no trabalho do dia-a-dia dos cemitérios.
Acesse o site.
Missas – Foram confirmadas missas nos seguintes locais e horários no Dia de Fiandos: Cemitério São Pedro, às 9h; Cemitério João XXIII, às 9 h; Cemitério Padre Anchieta, às 9h30; Cemitério Jardim da Saudade, às 9h; Cemitério Distrital de Irerê, às 9h30; Cemitério Distrito de Paiquerê, às 8h; Cemitério Maravilha, às 9h.
por André Ludwig | Sob supervisão da equipe de Jornalismo 2CNews