Verba para a execução está garantida junto ao Governo Federal, próximo passo é licitar a obra.
A prefeitura de Londrina conseguiu, junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, recursos na ordem de R$5,743 milhões para a recuperação da estrada que dá acesso ao distrito de Lerroville. O trecho de 3,6 quilômetros de extensão se inicia na rodovia PR-445 e se estende até a malha urbana da sede do distrito. A articulação para a vinda dos recursos foi feita pelo deputado federal Diego Garcia.
O deputado explicou que a demanda foi apresentada pelo prefeito Marcelo Belinati. A administração cadastrou a proposta e, em menos de dois meses, a obra foi empenhada. Agora, é necessária a aprovação da Caixa Econômica Federal para que a licitação para a execução das obras seja feita até o final de maio de 2024.
Garcia também lembrou que não só os moradores de Lerroville como toda a região serão beneficiados com as melhorias que a nova estrada vai proporcionar. “Uma obra desse porte vai ajudar a melhorar a vida de tantas pessoas, seja para acesso à sede do município, ao trabalho, atividades escolares e acesso aos serviços de saúde. Será um ganho gigantesco para Londrina e seus moradores, fico muito feliz e satisfeito em contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade”, disse.
As obras contemplam, além da recuperação do asfalto, a implantação de sistema de drenagem, para que o asfalto não se deteriore com facilidade por conta de chuvas, preparação da base e sinalização. Além disso, o material que será utilizado na pista é adequado para resistir a um fluxo intenso de veículos.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, comemorou a vinda da verba para o município. “É uma notícia extraordinária para a população de Lerroville, pois os recursos da União estão garantidos”, disse. Ele também explicou que a estrada de Lerroville é antiga e foi construída de forma rudimentar, sem sistema de drenagem. “Ela vive cheia de buracos e ondulações, é estreita, e demanda muito dinheiro da Prefeitura para manutenção”, completou Canhada.
por André Ludwig | Sob supervisão da equipe de Jornalismo 2CNews