A Região está sem sua escola desde o ano passado; alunos têm que se deslocar grandes distâncias para poderem estudar.
As crianças que moram na região da Usina Três Bocas, sul de Londrina, têm sofrido para poderem estudar. O trajeto até a escola mais próxima, localizada no Jardim Buriti e que está sendo utilizada atualmente, é uma verdadeira viagem e leva pelo menos uma hora.
Pensando nisso, a Prefeitura de Londrina vai licitar a construção de uma nova escola, que se chamará Machado de Assis, para a região. Foi realizada uma reunião, no setor de licitação da prefeitura, para acertar os últimos detalhes e liberar as obras.
O projeto pioneiro estava quase pronto, porém teve que sofrer adequações a pedido do Corpo de Bombeiros. A administração municipal afirmou que o terreno, localizado no Cambezinho, e os recursos para a construção já estão garantidos.
O vereador Roberto Fú, que tem acompanhado a situação de perto, destaca a importância da construção de uma nova escola na região. “É um sonho daquela comunidade, que no ano passado perdeu a sua escola, por estar muito velha. Mas o prefeito deu a palavra que vai construir uma nova escola na região da Usina Três Bocas e esse sonho será realizado”, disse. A nova escola, mais próxima dos moradores, trará tranquilidade tanto para as crianças quanto para os pais. O vereador lembra que a nova escola seguirá um padrão novo, respeitando, inclusive, regras de acessibilidade.
A previsão é que as obras comecem no início de 2024 e a escola já possa receber os alunos em 2025. O Secretário Municipal de Planejamento, Marcelo Canhada, lembrou que a antiga escola que existia na região era de madeira e não permitia mais reformas e adequações, como a instalação de ares condicionados e rede de internet. “A secretaria de educação está fazendo um esforço muito grande com um programa de reconstrução de escolas, principalmente aquelas de madeira, que são antigas, acanhadas, que chove dentro e não trazem conforto e nem permitem a modernidade”, ressaltou Canhada. Ele afirmou que sete obras nesse sentido já estão em processo de licitação.
por André Ludwig | Sob supervisão da equipe de Jornalismo 2CNews