A taxa nacional de abstenção foi de 28,1%. No próximo domingo (12), os candidatos respondem questões de Matemática e Ciências da Natureza.
Mais de 3,9 milhões de pessoas foram esperadas no último domingo (05) em todo o Brasil para a realização do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Porém, quase um terço dos candidatos não compareceu para responder às questões de linguagens e ciências humanas e produzir uma redação sobre “Os desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres no Brasil”. A taxa de abstenção ficou em 28,1%, número próximo ao registrado em 2022.
Em Londrina, 14 locais de prova receberam mais de nove mil estudantes. Os colégios do centro da cidade, com maior capacidade de público, ficaram movimentados. Candidatos e pais que acompanhavam seus filhos esperavam ansiosos a abertura dos portões, às 12h.
Silvia Langame, que acompanhou seu filho até o portão do Colégio Vicente Rijo, revela que, neste momento, o “coração fica apertado”. “É uma expectativa de um futuro melhor para ele e para a família”, conta a mãe. A maior preocupação para muitos dos estudantes é a redação, que a cada ano faz de um tema pertinente e imprevisível um desafio de argumentação e produção textual.
O segundo dia de provas acontece no próximo domingo (12) com questões de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, o que engloba as disciplinas de física, biologia e química.
por André Ludwig | Sob supervisão da equipe de Jornalismo 2CNews