A Campanha Futuro Criança 2023 do a possibilidade de pessoas físicas e jurídicas destinarem parte do IR para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).
Foi lançada na sede da OAB Londrina nesta segunda-feira (06) a Campanha Futuro Criança 2023, uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Prefeitura de Londrina. A campanha informa e incentiva a população sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda (IR) para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).
O lançamento também busca aumentar o alcance desta iniciativa, que pode ser adotada tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Os recursos são destinados a projetos sociais executados por instituições e entidades que atuam junto a crianças e adolescentes.
Como doar:
Quem tiver interesse em colaborar com a campanha pode fazer sua destinação até o último dia útil de 2023, ou seja, 29 de dezembro. Todas as informações sobre como efetuar o procedimento, incluindo a plataforma online de participação, estão na página da Campanha Futuro Criança, no portal da Prefeitura.
Há duas formas de fazer a destinação de parte do imposto para o FMDCA. Uma delas encaminha o percentual diretamente ao Fundo durante todo o ano. Nesta modalidade, pessoas jurídicas podem contribuir com 1% do imposto. Já pessoas físicas podem destinar até 6% do IR.
A segunda forma é destinar no momento da declaração do Imposto de Renda. Neste caso, a pessoa física poderá destinar até 3% do imposto devido, sendo que o próprio programa de declaração faz o cálculo do valor em questão.
A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, ressaltou que a destinação de parte do IR declarado não é uma doação extra, mas um direcionamento para o município de um valor que já iria de alguma forma para o governo federal.
Mais informações sobre a campanha Futuro Criança podem ser encontradas pelo telefone (43) 3378-0028, ou pelo endereço de e-mail londrinacmdca@gmail.com .
por André Ludwig | Sob supervisão da equipe de Jornalismo 2CNews