A Campanha realizou mais de 800 exames preventivos nas UBSs. Os exames ficam disponíveis durante todo o ano para as mulheres.
Um total de 858 mulheres foram atendidas em dez Unidades Básicas de Saúde espalhadas por Londrina no último sábado (28). Os atendimentos foram parte do Dia D de prevenção ao câncer de mama e câncer de colo de útero, uma realização da Secretaria Municipal de Saúde. O foco desta campanha foram as mulheres dentro da faixa etária entre 25 e 64 anos, que é preconizada pelo Ministério da Saúde para a coleta dos exames.
Do total, 477 mulheres foram encaminhadas para o exame de mamografia, 105 foram encaminhadas para o exame de ultrassom das mamas, 141 foram encaminhadas para realização de ultrassom endovaginal e 17 foram encaminhadas para o exame de ultrassom ginecológico. No total, foram registrados 1.370 agendamentos para o Dia D, porém a taxa de não comparecimento chegou aos 37%, totalizando 512 faltas.
Durante todo o ano os serviços de coleta de preventivo e exames relacionados estão disponíveis na rede de saúde de Londrina, basta a paciente se dirigir até a UBS de sua preferência e solicitar o agendamento.
A Coordenadora da saúde da mulher de atenção primária, Priscila Alexandra, ressalta a importância da realização dos exames e fala sobre a forma de trabalho da secretaria de saúde de Londrina “Nós trabalhamos com a lógica de diagnóstico precoce e tratamento em tempo oportuno”, “A mamografia é padrão outro na detecção de câncer de mama” Ela orientou ainda que o câncer de mama e de colo de útero, quando diagnosticados em fase inicial tem quase 100% de chance de cura.
Assista à matéria completa e entenda quais são os exames e como eles são feitos.
por André Ludwig | Sob supervisão da equipe de Jornalismo 2CNews