A Secretaria Municipal de Defesa Social, divulgou o balanço dos atendimentos e serviços prestados durante o final de semana, em que a cidade de Londrina foi atingida por fortes chuvas, que causaram muitos problemas e transtornos à população
Coronel Pedro Ramos em coletiva sobre o temporal. Foto: Bruno Amaral / SMDS
Até à tarde desta segunda-feira (18) a Defesa Civil municipal havia registrado 34 ocorrências em decorrência da chuva que caiu na cidade no último domingo (17). Foram contabilizadas 14 quedas de árvores, oito deslizamentos, cinco danos estruturais, quatro alagamentos, duas inundações e um destelhamento.
Houve registros de bloqueios parciais em vias públicas, danos em muros, residências, danos na rede elétrica e solicitação de lonas. Os agentes da Defesa Civil estiveram em vários pontos para desobstruir e sinalizar as vias, a fim de evitar acidentes e garantir a fluidez do trânsito.
A equipe da Defesa Civil ainda está em campo, realizando as vistorias mais urgentes e fazendo o levantamento mais apurado dos danos. Os locais que necessitam de limpeza viária foram levantados e estão sendo direcionados aos setores responsáveis. O órgão está registrando o FIDE – Formulário de Informação de Desastre, um importante documento para uma eventual solicitação de apoio nas esferas Estadual e Federal em caso de necessidade de recuperação das áreas atingidas.
O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) registrou ventos com velocidade de 19,8 km/h, e rajadas de 56,5 km/h. O índice de precipitação foi de 14,8mm. A população pode contatar o órgão pelo telefone 199 ou pelo aplicativo 153 Cidadão para informar sobre quedas de árvores, alagamentos e outros problemas que possam ocorrer por conta das chuvas.