O encontro católico celebrou a consagração dos óleos que serão utilizados durante o ano, em paróquias de Londrina. Oito litros de azeite de oliva foram abençoados para batismos, crismas e unção dos enfermos
A Arquidiocese de Londrina realizou nesta terça-feira (26), no ginásio de esportes Darcy Cortez (Moringão), a chamada missa dos Santos Óleos, que constitui na benção do azeite de oliva que será utilizado por paróquias da cidade, em cerimônias de batizado, crisma e unção de pessoas enfermas, até a Páscoa do ano que vem. Desde a pandemia, em 2020, o encontro era realizado apenas na Catedral Metropolitana de Londrina, de forma reservada, sem a presença dos católicos fiéis.
A missa que voltou a ser celebrada no Moringão, contou com a presença de mais de seis mil pessoas, de acordo com a Arquidiocese londrinense. Quem presidiu a celebração foi o arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, ao lado de padres e diáconos de paróquias da cidade, que também renovaram suas promessas sacerdotais. Fiéis de 16 municípios, assim como lideranças religiosas de várias cidades da região, estiveram presentes.
Curiosidade – Muitos fiés católicos confundem até hoje, a missa para a benção do óleo, ou azeite, utilizado em algumas cerimônias da igreja católica, como uma celebração para o benzimento dos olhos das pessoas. Apenas uma confusão de pronuncia, que no encontro de ontem, foi esclarecido entre vários presentes.