Nova tecnologia pode ser utilizada para identificar o problema.
O “Buraco da Rua Araguaia” como ficou conhecido o ponto de retorno de água da chuva, está se transformando em cratera a céu aberto novamente. O problema já foi consertado pela prefeitura, porém o serviço cedeu e toda vez que chove o local se transforma em um verdadeiro chafariz.
Segundo o Secretário de Planejamento de Londrina, Marcelo Canhada, muitas melhorias, como recape e iluminação de LED, foram feitas na via, porém, o motivo desse problema recorrente está relacionado à tubulação subterrânea.
Canhada explicou que por se tratar de uma rua muito antiga na cidade de Londrina, há cerca de 40 anos, tubos de drenagem foram instalados, porém, não constam as localizações nos registros da prefeitura e uma unidade deve estar entupida. “Nós já arrumamos e entupiu de novo, agora vamos utilizar um caminhão limpa bueiro para tentar localizar sem quebrar a rua inteira” disse.
O Secretário autorizou a busca por um equipamento que faz a filmagem dos canos subterrâneos e identifica a localização dos pontos obstruídos sem causar tantos transtornos à população. A empresa Sanepar tem essa tecnologia e vai disponibilizar para a prefeitura poder utilizar na resolução de problemas semelhantes.