Os candidatos que não compareceram representa 10,56%; segunda fase vai acontecer nos dias 26, 27 e 28 de novembro.
Foi realizado no último final de semana a primeira fase do vestibular da UEL de 2024. No total 1731 candidatos deixaram de comparecer à 1ª fase neste domingo (29). A abstenção corresponde a 10,56%, a menor registrada nos últimos concursos da Universidade. No vestibular passado, o índice geral foi de 36%, enquanto, em 2022, 30% do total dos inscritos deixaram de comparecer às duas fases. Neste domingo, os candidatos responderam a 60 questões de Conhecimentos Gerais, Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.
O tema da prova nesta 1ª fase foi Criador e Criatura, uma referência ao homem enquanto autor da tecnologia e todo o aparato tecnológico representando a obra da humanidade. Segundo a professora, a característica do Vestibular da UEL é a interdisciplinaridade, com o tema sendo cobrado de forma integrada, com o propósito de que o candidato possa cruzar conhecimentos.
A responsável pela Cops, professora Sandra Garcia, informou que a expectativa era por uma redução na abstenção. Por outro lado, em Guarapuava, o total de estudantes que não compareceram chegou a 25% do total de 132 inscritos. Segundo a professora, o alto índice foi por conta das condições climáticas registradas na região central do Paraná, onde as fortes chuvas dos últimos dias prejudicaram o acesso em diversos municípios.
O vice-reitor da UEL, professor Airton Petris, considerou que o menor volume de desistentes reflete o comportamento do candidato, que se decidiu pela Universidade considerando questões como qualidade, localização e possibilidade de cursar o Ensino Superior público. Neste vestibular, um total de 16.378 estudantes se inscreveram, incluindo os treineiros – estudantes que não completaram o Ensino Médio e fazem as provas como aprendizado.
Com informações da Agência UEL.