Iniciativa faz parte da IX Semana Cultural, que acontece começa nesta segunda (20) e vai até sexta (24).
O ex-goleiro do Londrina Esporte Clube Hélio Miguel, o “Neneca” está sendo homenageado na programação da IX Semana Cultural, entre esta segunda (20) e sexta-feira (24). A iniciativa foi elaborada a fim de homenagear personalidades negras, além de fazer alusão ao Dia da Consciência Negra.
Neneca nasceu em Londrina em 1948 e é conhecido por ser um dos maiores goleiros do LEC. Neneca iniciou sua carreira no ainda São Paulo de Londrina e passou por diversos clubes brasileiros.
Em 1981, ele voltou à Londrina e se tornou campeão paranaense pelo Tubarão em 1981. Após passar por outros clubes, encerrou, em 1986, a sua carreira no LEC. Mas continuou trabalhando como preparador de goleiros no Londrina e em outros times até que, em 2015, após lutar contra um mieloma múltiplo, ele faleceu aos 67 anos.
Hoje, seu legado é mantido pelo seu filho Hélio Miguel Júnior, de 19 anos, que carrega o mesmo nome, o apelido Neneca e também a posição de goleiro do pai no LEC. O jovem goleiro visitou, na manhã desta sexta (17), as crianças da instituição acompanhado de sua família. Durante o tempo em que esteve lá, as crianças escutaram relatos e memórias do saudoso Neneca.
A diretora do CMEI que promove a homenagem, Simone Cristina de Farias Cavalin, conta o processo para organizar a mostra. “As professoras pesquisaram a vida do Neneca e trouxeram elementos importantes da vida dele para as crianças, tanto da vida profissional, como pessoal. Eles tiveram acesso a itens pessoais do Neneca, fornecidos pela família, foram até o campo de futebol que ele começou a jogar no bairro e também visitaram a casa em que ele morou”.