Os londrinenses conquistaram dez medalhas na soma das duas competições; ambos os torneios foram realizados entre 29 de maio e 2 de junho, em Vila Velha, Espírito Santo
A Equipe Londrina Kickboxing apresentou um excelente desempenho no Campeonato Brasileiro de Kickboxing 2024, realizado de 29 de maio a 2 de junho, em Vila Velha, Espírito Santo. O evento teve a participação de mais de 1.800 atletas de 23 estados e do Distrito Federal, sendo que o time londrinense conquistou seis medalhas de ouro e uma de bronze.
Além disso, os atletas participaram da Pan American Cup, que aconteceu simultaneamente, na mesma data e local, com 311 inscrições de equipes do Brasil, Bonaire, Uruguai, Serra Leoa e Turquia. Nessa competição, os londrinenses conquistaram duas medalhas de ouro e uma de bronze.
As medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro vieram pelas mãos de Renê Patrick, nas modalidades Light Contato e Kick Light Faixa Colorida -94 Kg; João Victor Viana, nas modalidades Kick Light e Light Contato (Sub 15) -37 Kg; Guilherme Belarmino, na modalidade Kick Light VM -84 Kg; e Isaac Shibata, na modalidade Kick Light Faixa Preta -74 Kg. Já a medalha de bronze foi conquistada pela atleta Shirley Camarini, na modalidade Kick Light VF +65 Kg.
A delegação de Londrina foi composta por 10 atletas, também incluindo Camila Nunes, Hendryo Henrique, Lucas Serafim, Kaio Petrucio e Adan Bodão. “O desempenho da equipe superou as expectativas. Estávamos contando com quatro ouros, mas voltamos com seis ouros e um bronze. Isso mostra que estamos no caminho certo, com muito trabalho e dedicação”, comenta o atleta Guilherme Belarmino.
Já na Pan American Cup, onde não há divisão de faixa, a equipe enviou três atletas: Renê Patrick, na modalidade Kick Light -94 Kg; Isaac Shibata, na modalidade Kick Light -74 Kg; e Adan Bodão, na modalidade Kick Light -69 Kg. Renê conquistou duas medalhas de ouro, enquanto Adan conseguiu o bronze.
Com apoio da Prefeitura através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), a Equipe Londrina Kickboxing é hoje uma referência no esporte para o Brasil e o mundo. “O apoio viabiliza essa oportunidade de lutar lá fora e demonstrar que podemos realizar os sonhos com a ajuda do poder público”, aponta Belarmino.
Representado por 12 equipes de diversas cidades, o estado do Paraná ficou em 4º na colocação geral do Campeonato Brasileiro.
No momento, Guilherme Belarmino se prepara para a próxima etapa da Copa do Mundo, que acontece de 12 a 16 de junho em Budapeste, na Hungria. A competição é dividida em quatro etapas que somam pontos em um ranking mundial, sendo que o atleta se sagrou campeão na etapa anterior, na Itália, hoje estando na 6ª colocação. Após a Hungria, o campeonato segue para o Uzbequistão no final de setembro. Além de Guilherme, a equipe brasileira é composta por Edson Venturatto, de Vitória, no Espírito Santo; Rosires Cerizze, de Uberlândia, Minas Gerais; e Senacaribe Celestino, de Camaçari, na Bahia.
Nos próximos meses, a equipe londrinense volta às competições. Em agosto, os atletas participam da Copa Paraná, em Cambé. Em setembro, vão a Toledo competir nos Jogos Abertos – Paraná Combate. E, no começo de outubro, disputam a Copa do Brasil, em Cascavel, viajando até o Chile no fim do mês para participar do Pan Americano.
Texto: Gabriel Navas, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.