A cidade foi a primeira do Brasil a ter uma Secretaria Municipal do Idoso
Na última quinta-feira (05), em uma solenidade realizada no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da região norte (CCI Norte), a cidade de Londrina foi reconhecida internacionalmente como Amiga da Pessoa Idosa. O reconhecimento foi feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
A solenidade contou com a presença do prefeito Marcelo Belinati, da secretária municipal do Idoso Andrea Danelon, da secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa Leandre dal Ponte, entre outras autoridades.
Para que uma cidade seja classificada como Amiga do Idoso, são levados em conta fatores como o compromisso do município em criar ambientes acolhedores e inclusivos para os idosos, além de políticas públicas em serviços essenciais, como o atendimento de saúde, por exemplo. Cidades que garantem um tratamento digno a pessoas com mais de 60 anos são reconhecidas com este título. Nesta questão, Londrina se destaca, uma vez que foi o primeiro município brasileiro a contar com uma Secretaria Municipal do Idoso.
Os CCIs de Londrina disponibilizam diversas atividades e eventos gratuitos para idosos, que buscam promover a qualidade de vida o bem-estar. São atividades como alongamento, ginástica, dança, oficina de memória e muito mais. A programação para cada Centro pode ser consultada pelo link.
Atualmente, existem mais de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos e a estimativa é de que em breve mais de 30% da população esteja nesta faixa etária. Nesse sentido, iniciativas como esta, que valorizam políticas de apoio ao idoso, são significativas para garantir que a sociedade acompanhe os desafios desta mudança de perfil de idade da população.
A secretária Leandre dal Ponte lembrou que o Brasil conta com 33 Cidades Amigas do Idoso. Destas, 30 são paranaenses. Já o prefeito Marcelo Belinati destacou que dos aproximadamente 2 milhões de municípios que existem no mundo, apenas 1.500 receberam este título. Agora, Londrina faz parte deste seleto grupo.
por André Ludwig | Sob supervisão da equipe de Jornalismo 2CNews