O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre, destacou a importância de ações políticas para o agronegócio em seu discurso de abertura da 62ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina
Marcelo El-Kadre destacou a quebra histórica na produção de soja e milho, ocorrida este ano, devido as condições climáticas. “É preciso olhar para esta realidade e agir, dando condições para que o setor se reestruture e siga próspero e pujante. “Concentramos as ações em nossa energia. Se ela encontrar sinergia com o Poder Público, temos certeza de que passaremos por esse desafio e teremos solo fértil para as próximas safras”, declarou.
Outro desafio que o setor enfrenta, na opinião de El-Kadre, são as invasões de terra que seguem trazendo transtornos para os produtores. “Aproveito aqui para agradecer a ação do governo do Paraná, pois tivemos sempre a resposta adequada com a reintegração de posse imediata. Esta postura mostra o cuidado com o produtor paranaense, que sigamos assim, trabalhando na legalidade”, pontuou.
O presidente da Sociedade Rural elogiou o trabalho realizado pelo Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Tivemos este ano a habilitação de dezenas de plantas frigoríficas para exportação de carne bovina, suína e de frango, um número expressivo que impulsiona nossa balança comercial. Marcelo El-Kadre citou os números do agronegócio, que representam 25% do PIB brasileiro, geram mais de 20% dos empregos, são responsáveis por 48% das exportações.
Entre os destaques deste ano ele cita a ExpoGenética, trazendo o que há de mais avançado no melhoramento genético para a pecuária, e a ExpoPet, espaço dedicado aos negócios e novidades da área de pequenos animais domésticos que vem em ascendência constante.
“Faremos este ano a ExpoLondrina que você quer ver, com espaço para todos os públicos. Mais uma vez vamos receber milhares de crianças da rede de ensino público e privada. Nesses 10 próximos dias a ExpoLondrina receberá profissionais de todo o Brasil que são referência em suas áreas de atuação. Destes palestrantes, virão atualizações para o campo, conteúdos de qualidade que serão compartilhados com mais de 20 mil produtores e criadores em parceria com Universidades, IDR, FAEP, Cooperativas e Institutos de Pesquisa.