Pecuaristas paranaenses precisam criar o cadastro ou atualizar as informações do rebanho de todas as espécies de animais existentes na propriedade junto a ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná).
O processo é anual e obrigatório sob pena de bloqueio da emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal), imppossibilitando a comercialização da produção rural e de animais, também o impedimento de participar das competições e eventos. Existe a previsão de outras penalidades como: multa para quem não realizar o cadastrou ou atualização dentro do prazo estabelecido.
O cadastro dos animais na ADAPAR é obrigatório desde 2019, fazendo parte das ações para que o estado do Paraná possa receber o certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação, que é concedida pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal). Devido ao fim da vacinação contra a febre aftosa, a ADAPAR substituiu o comprovante de vacinação pela campanha de atualização de rebanhos.
O produtor rural pode atualizar ou realizar o cadastro de forma presencial, indo pessoalmente ao escritório da ADAPAR mais próximo de sua propriedade ou à uma unidade de atenidmento municipal da agência e requerer o formulário de atualização do rebanho para preenchimento manual. Também é possível fazer esse processo junto aos sindicatos rurais. Já o cadastro on-line pode ser realizado pelo site: https://www.produtor.adapar.pr.gov.br/login
Os prazos variam de acordo com o meio escolhido, pela internet é imediato, já pela forma presencial existe um prazo variável para que as informações sejam atualizadas.
A campanha termina dia 30 de junho.