Planejamento do turismo reúne as principais ações e projetos para fomentar o setor na cidade; e a nova Lei de Industrialização lançará o Programa de Desenvolvimento Econômico e Social de Londrina
Na manhã desta quarta-feira (22), a Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e instituições parceiras, apresentou novidades importantes para a cidade. Uma delas é o novo Plano Municipal de Turismo de Londrina, que reúne as principais ações e projetos para fomentar o turismo no município. O outro documento apresentado é o anteprojeto da nova Lei de Industrialização do Município, que lançará o Programa de Desenvolvimento Econômico e Social de Londrina (Prolondrina).
Na ocasião, também foram apresentados os resultados da 6ª edição do festival Pint of Science Londrina, que contou com a parceria da Prefeitura de Londrina, por meio da Codel, e é realizado pelo projeto Ciência Pé Vermelho. Além disso, durante o evento, o consultor do Sebrae-PR, Fabrício Bianchi, recebeu o título de embaixador de Londrina. As apresentações aconteceram no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, com a presença do vice-prefeito, João Mendonça, que representou o prefeito Marcelo Belinati. Também participaram integrantes da sociedade civil organizada e do secretariado municipal.
O vice-prefeito agradeceu a presença de todas as lideranças e o apoio de cada instituição parceira da Prefeitura no desenvolvimento de Londrina. “Hoje temos uma cidade unida em prol do desenvolvimento social e econômico, e isso foi fundamental para que pudéssemos avançar em todas as áreas. O setor do turismo, que agora passa a ter um novo planejamento, é muito forte em nossa cidade e precisa da nossa atenção. Da mesma forma, a cidade avançou muito na industrialização, desde que assumimos a gestão municipal, e com a nova Lei de Industrialização poderá avançar ainda mais, gerando renda e empregos em nossa cidade”, ressaltou.
Plano Municipal de Turismo – O novo Plano Municipal de Turismo de Londrina foi apresentado pela coordenadora da governança de Turismo de Londrina, Maria Ângela Ferraz. O plano era uma demanda do setor de turismo, desde 2007, e reúne as principais ações e projetos para fomentar o turismo na cidade.
Maria Ângela Ferraz, enfatizou ser muito importante para a cidade ter este novo plano, visto que desde 2007 não havia um planejamento para o setor de turismo, que se modificou ao longo dos anos. “Passamos por uma pandemia, o mundo se digitalizou, e a experiência das pessoas tem sido cada vez mais valorizada. Parabenizo a Codel pela iniciativa; a Governança de Turismo apoiou o plano, pois acreditamos que isso vai contribuir para movimentar a economia de Londrina e região”, frisou.
O gerente do Sebrae Norte do Paraná, Rubens Negrão, disse que para o Sebrae o setor de turismo é estratégico, pois somente em Londrina atende mais de 60 mil micro e pequenas empresas. “É uma área que envolve muitas cadeias, passando por bares, restaurantes, hotéis, comércio, pequenos produtores rurais e o artesanato, e fortalece o nome de Londrina para todo o país e o mundo. Londrina é uma grande âncora para a região norte do Paraná, pois o turista vem para a cidade e acaba conhecendo os outros municípios e atrativos turísticos”, apontou.
Texto: Ncom