Restauração do espaço ampliou de 1.724,50 m² para 3.488,35 m² a área construída; acessibilidade, conforto e segurança são destaques das novas instalações
Após obras de reconstrução que incluíram a demolição completa da antiga estrutura, a Prefeitura de Londrina entregou à população, na manhã desta terça-feira (30), o novo Terminal Acapulco, na zona sul da cidade. Localizado na avenida Chepli Tanus Daher, próximo à marginal da PR-445, o espaço de integração do transporte coletivo começou a operar por volta das 10h.
O início do funcionamento foi acompanhado da desativação da estação provisória montada nas imediações do terminal original, utilizada pelos passageiros desde agosto de 2022 como estação de embarque e desembarque. A expectativa é que a retirada da guarita, dos pontos e bancos temporários presentes na área comece na quinta-feira (2).
Mais moderna, segura, confortável e acessível, a construção recém-finalizada teve investimentos na ordem de R$ 12.178.688,97 entre recursos federais e municipais. A edificação conta com piso tátil, informações em braille para pessoas cegas ou com baixa visão, rampas para cadeirantes, guarda-corpos, bancos com encosto, lixeiras, guaritas, bicicletário, paraciclo e vestiários. Há também sanitários, fraldário, áreas de circulação, copa, lavabos e salas administrativas.
Ampliado de 1.724,50 m² para 3.488,35 m², o novo terminal recebeu sistema de drenagem, paredes e painéis, esquadrias e vidros, ampla cobertura metálica, revestimentos em divisórias e tetos, impermeabilização e isolamento acústico, calçamento de pisos internos e pavimentação externa.
O local ganhou novas plataformas de embarque e desembarque, totens de informação, instalações elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado. As intervenções contemplaram ainda a instalação de iluminação em LED, bem como a implantação de sistemas de voz, telefônico e de videomonitoramento.
As pistas de rolamento dos ônibus foram expandidas e concretadas para suportar veículos de grande porte, enquanto as ruas do entorno ganharam recape asfáltico. Nas vias internas e externas do terminal, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou a atualização da sinalização viária.
O Terminal Acapulco conta com 23 linhas e atende diariamente cerca de 8,5 mil clientes do transporte coletivo. O espaço de integração, um dos oito do sistema de transporte público londrinense, funciona de domingo a domingo, das 5h à meia-noite e meia.
Confira as linhas que passam pelo local:
204 – Tito Leal
205 – Cafezal
207 – Acapulco – Unopar (Jd. Piza)
214 – Jamile Dequech
215 – Novo Perobal
216 – Chácaras São Miguel
217 – Vivendas do Arvoredo
218 – Jatobá
219 – Nova Esperança
226 – Santa Joana
227 – Jardim botânico
260 – Usina Três bocas
270 – Selva
271 – Coroados
601 – Terminal Acapulco – Terminal Central
602 – Terminal Irerê – Terminal Acapulco
603 – Terminal Irerê – Terminal Central (via Terminal Acapulco)
800 – Terminal Acapulco – Terminal Vivi Xavier
801 – Centro Cívico
904 – Terminal Vivi Xavier / UEL / Terminal Acapulco
905 – Terminal Acapulco – HU
906 – Avelino – Estação Catuaí
907 – Terminal Acapulco – Gleba Palhano