Após cinco anos, o basquete feminino de Londrina volta a disputar uma competição nacional. Atletas e comissão técnica da APVE Londrina Basketball embarcaram neste domingo (10) para Criciúma (SC), onde será realizado o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20.
Após cinco anos, o basquete feminino de Londrina volta a disputar uma competição nacional. Atletas e comissão técnica da APVE Londrina Basketball embarcaram neste domingo (10) para Criciúma (SC), onde será realizado o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20. A competição tem início nesta terça-feira (12) e terá a definição do campeão no próximo domingo (17). O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Basketball e pelo Comitê Brasileiro de Clubes.
O time londrinense terá cinco concorrentes na briga pelo título: Satc/ FME Criciúma/ SR Mampituba (SC), Abasfi/ Foz Basquete (PR), Sociedade Thalia (PR), BAX Catanduva (SP) e São José Desportivo (SP). Na fase de classificação, há o enfrentamento contra todos os adversários. Com base na classificação, serão formados os jogos da fase final, até a disputa da decisão para definir o campeão. A última competição nacional que o basquete feminino de Londrina disputou foi em 2019, em São José dos Pinhais (PR), quando o time foi campeão da Copa Brasil Sub-15.
Neste retorno ao cenário nacional, o time tem o comando do técnico João Radigonda. A aposta dele é no entrosamento do elenco. Do atual grupo de trabalho, 80% das atletas atuam juntas há três temporadas. Entre as remanescentes estão Amanda, capitã do time, Vitória, Laura, Maria Clara, Manu, Camila, Mikaelly e Maria Eduarda . Nesse período, elas conquistaram o bicampeonato consecutivo dos Jogos da Juventude do Paraná, em 2022 e 2023.
Para as chances de título do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20 ficarem ainda maiores, a diretoria contratou duas atletas. A ala/pivô Julia vem de Ourinhos (SP), onde atuou na temporada passada. Além dela, a pivô Karen fecha a lista de contratações.
“Nós sabemos da nossa força e temos um elenco qualificado. Também conhecemos nossas adversárias e os pontos fortes de cada uma. Uma característica especial nossa é um grupo de atletas mais novas, com até 19 anos de idade. Até por isso, começamos a treinar em janeiro, com o objetivo de enfrentarmos em patamar de igualdade as adversárias que utilizam atletas com faixa etária no limite da categoria sub-20”, diz João Radigonda.
Na temporada 2024, o projeto feminino da APVE Londrina Basketball tem patrocínio da Prefeitura de Esportes de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina, do Comitê Brasileiro de Clube, da Unicesumar e da Unimed Londrina. Além disso, o projeto tem apoio do Restaurante Londrinense, da Casa de Carnes Paraná, da academia Arizona Cross, D’Mille Alimentos e Fisioterapia Vinicius Coelho. Abaixo, confira os jogos da APVE Londrina Basketball na fase de classificação do CBI Sub-20.
Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20
12/03 – 15:00
APVE Londrina Basketball X São José Desportivo (SP)
13/03 – 17:00
BAX Catanduva (SP) X APVE Londrina Basketball
14/03 – 15:00
APVE Londrina Basketball X Abasfi/ Foz Basquete (PR)
15/03 – 15:00
Sociedade Thalia (PR) X APVE Londrina Basketball
16/03 – 17:00
APVE Londrina Basketball X Satc/ FME Criciúma/ SR Mampituba (SC)
17/03 – 10:00
Decisão de 5º e 6º lugares
17/03 – 13:00
Decisão de 3º e 4º lugares
17/03 – 15:00
Final