Polícia Federal e Presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, deputado federal Nelsinho Padovani fizeram uma visita técnica.
O Presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRE), deputado federal Nelsinho Padovani, realizou visita técnica na área invadida pelos indígenas na fazenda Tamarana, ele contou com o apoio da polícia federal para realizar o trabalho.
O objetivo é elaborar um relatório minucioso que será apresentado ao congresso nacional.
Para isso, ele verificou questões como a produtividade da terra e a documentação da propriedade.
O deputado vem acompanhando os desdobramentos do caso e em setembro discursou na tribuna do parlamento sobre as invasões de terras privadas.
“Encaminhei ofício ao Ministério da Justiça e para o Ministério dos Povos Indígenas, solicitando uma solução urgente para esta situação. Não podemos permitir a invasão de propriedades privadas, sejam elas produtivas ou não. Precisamos discutir a situação e buscar uma solução que seja viável, tanto para os produtores rurais, quanto para os indígenas”, enfatizou Padovani.
A invasão em Tamarana aconteceu após o Supremo Tribunal Federal votar o Marco Temporal. O deputado criticou a decisão que abriu precedentes para esse tipo de situação.
“A decisão do STF abriu precedentes para os índios invadirem terras produtivas e com isso, produtores e empresários ficam desprotegidos, milhares de empregos serão perdidos e famílias não terão suas rendas garantidas no final do mês”.
O relatório final será discutido e apreciado no Congresso Nacional.