Saiba como não cair. Polícia Civil alerta a população sobre golpe que está tomando conta das redes sociais.
Muitas vezes, um anúncio com preço abaixo do mercado chama a atenção dos consumidores. A curiosidade e a vontade de comprar algum objeto ou serviço por um preço mais acessível tem levado muitos consumidores a golpes que se aproveitam das redes sociais e sites de venda para encontrar suas vítimas.
Por isso, a Polícia Civil tem alertado os paranaenses e dado orientações de como não cair nesses golpes. Muitas vezes, o criminoso também invade um perfil de uma rede social e, se passando pela vítima, se aproveita para aplicar outros golpes.
Segundo o delegado José Barreto, do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber), nestes golpes são feitas publicações anunciando produtos com preços muito abaixo do mercado e em ótimo estado de conservação. Os golpistas iniciam as negociações a partir do momento em que aparecem os interessados, ou seja, conhecidos da pessoa que perdeu o acesso à rede social.
“Durante a negociação, os suspeitos oferecem o produto com um preço bem barato. Por exemplo, uma televisão que custa R$ 5 mil é ofertada por R$ 2 mil. A vítima aceita, realiza o pagamento por pix ou transferência bancária, porém não recebe o produto, ficando no prejuízo”, explica o delegado.
José Barreto também recomenda sempre entrar em contato com a pessoa que está anunciando por telefone, chamada de vídeo, ou marcar um encontro pessoalmente para garantir que ela está realmente querendo vender o produto anunciado.
Caso seja vítima do golpe, o cidadão deve imediatamente fazer um boletim de ocorrência. O registro pode ser via internet, no site da PCPR, de forma rápida e evitando deslocamentos desnecessários. Caso deseje, a confecção do documento ocorre de forma presencial na delegacia mais próxima.
por André Ludwig | Sob supervisão da equipe de Jornalismo 2CNews