As atividades de memória começam uma nova turma as sextas-feiras; A oficina de dança de salão recebe novos inscritos.
O Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região Oeste oferece diversas oficinas para as pessoas acima de 60 anos, sempre com foco na socialização, saúde mental, emocional e física.
Novas turmas da Oficina de Memória, foram abertas agora, as sextas-feiras. A professora de Educação Física Celita Klepam irá ensinar técnicas e dinâmicas que exercitem a memória e o raciocínio. O objetivo é contribuir para a prevenção de doenças que prejudiquem a memória e proporcionar mais qualidade de vida à população idosa. As oficinas já são realizadas às terças-feiras e, agora, terão uma nova turma às sextas. Estão disponíveis 20 vagas.
Outra opção de atividade que está com as inscrições abertas é a oficina de dança de salão. Oferecida de forma gratuita será realizada até o dia 5 de dezembro, sempre às terças-feiras, das 10h às 11h.
A ação é coordenada pela professora Valéria Queiroz Furtado, do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e as aulas são ministradas por estudantes do 5º ano de psicologia. O objetivo é promover um espaço de sensibilização e expressão corporal para idosos, por meio da dança, buscando levar em conta as especificidades e potencialidades de cada indivíduo, além de considerar o processo de envelhecimento e saúde física. A dança é um poderoso instrumento para prevenir o isolamento e a inabilidade social, estabelecendo e fortalecendo os vínculos sociais e a autoestima.
Segundo a secretária, “Essa iniciativa também beneficia os estudantes de psicologia que estão em processo de formação, pois eles têm a oportunidade de ter contato com as questões do envelhecimento e da longevidade, através da troca de experiência com os idosos. E, além dos alunos, também ganha a cidade, pois terá profissionais munidos de uma experiência valiosa com as pessoas idosas”, frisou.