Em parceria com a secretaria de educação, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal e preencher completar as carteirinhas das crianças da rede municipal de ensino
Tendo em vista a baixa procura por vacinas para as crianças, as Secretarias Municipais de Saúde e Educação lançaram na manhã desta segunda-feira (23) o Programa Vacina nas Escolas. A solenidade ocorreu na “supercreche” Valéria Veronesi.
O programa incentiva a vacinação das crianças para uma série de doenças, como sarampo, poliomielite, e outras doenças graves que podem voltar a circular devido à falta de imunização e completar a carteirinha de vacina.
O Secretário de Saúde Felippe Machado esteve na solenidade e ressaltou a importância de uma carteira de vacinação atualizada, sobretudo para as crianças. “As campanhas de multivacinação apresentam uma baixa procura e, consequentemente, os riscos de retorno de doenças já erradicadas”, disse.
As campanhas do programa vão mobilizar os Centros de Educação Infantil (CEIs) e os Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) observando as carteiras de vacinação dos alunos e, em uma segunda oportunidade, levar as vacinas que estejam em atraso até as crianças.
Para interagir com os pequenos, oficinas serão realizadas, balões distribuídos, e a Maria e o Zé Gotinha participam das ações nas escolas, conscientizando e tranquilizando as crianças a respeito da vacinação.
A Secretária Municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, afirma que essa união entre as secretarias é importante para garantir a saúde aos alunos, pois dessa forma, os pais tem a facilidade de imunizar no horário letivo e pede para que colaborem enviando seus filhos e as carteirinhas no dia que for agendada a ação em cada escola.
por André Ludwig | Sob supervisão da equipe de Jornalismo 2CNews