A expectativa é que 150 mil pessoas passem pelos 13 cemitérios de Londrina durante a data.
O feriado de Finados está chegando. 02 de novembro é o dia em que os cemitérios ficam cheios de visitantes, que vão para visitar os túmulos de seus familiares e conhecidos. Pensando nisso, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) já começou a preparar os cemitérios da cidade para garantir a tranquilidade e a organização para esta data tão especial. A expectativa é que 150 mil pessoas visitem os 13 cemitérios de Londrina no feriado. A cidade conta com cinco cemitérios na área urbana e oito em distritos.
A Acesf lembra que é permitida somente a colocação de vasos de flores naturais nos túmulos, sem a embalagem plástica que os envolve. As plantas artificiais são proibidas, pois podem acumular água parada, servindo de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças.
O superintendente da Acesf, Péricles Deliberador, destaca que a geração de lixo nos cemitérios no período do feriado é bem alta. “A geração de resíduos é bem elevada, cerca de cinco toneladas de resíduos são retiradas por dia dos cemitérios”.
Para reformas, pinturas, lavagens e demais serviços nos jazigos, a Acesf também pede atenção às datas: reforma de jazigos (até 27/10); pinturas de jazigos (até 28/10); lavagem de jazigos e demais serviços (até 29/10). Após os prazos, os trabalhos podem ser retomados no dia 3 de novembro.
A autarquia alerta que, para os serviços de pintura e reforma de jazigos, é necessário obter licença na divisão de cemitérios da Acesf, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Divisão de Cemitérios. O local fica na Avenida Juscelino Kubitschek, 2.948.
Mais informações sobre as ações da Acesf podem ser encontradas no site.
Com informações do N.Com Londrina
por André Ludwig | Sob supervisão da equipe de Jornalismo 2CNews