Na manhã desta terça-feira (26), a Prefeitura de Londrina deu início ao processo de recuperação asfáltica por meio da aplicação de micropavimento em quatro bairros localizados na região norte da cidade. As equipes começaram pelos trabalhos na Avenida Santo Magrini, situada no Conjunto Parigot de Souza I, com a previsão de conclusão até quarta-feira (27). Além desta localidade, os serviços se estenderão ao Parigot III, bem como aos bairros Jardim dos Pássaros e Continental.
O cronograma prevê que essas áreas sejam revitalizadas em aproximadamente 60 dias, cobrindo uma extensão total de 90.260,37 metros quadrados. A execução do microrrevestimento está a cargo da empresa M. A. Augusto Almada, de Astorga, contratada pela Prefeitura por meio de licitação (Pregão n° 003/2023). O investimento público para este conjunto de serviços totaliza R$1.083.124,42, provenientes da linha de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento para o Setor Público (Finisa), da Caixa Econômica Federal (CEF).
Conforme explicou o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, as vias receberam preparação prévia com a Operação Tapa Buracos antes da aplicação do microrrevestimento. Ele destacou que esse procedimento impermeabiliza as pistas de ruas e avenidas, evitando a formação de buracos, mas sua aplicação requer uma análise técnica para determinar os locais adequados. O micropavimento é conhecido por seu excelente custo-benefício e já foi utilizado com sucesso em diversos bairros da cidade em anos anteriores.
A licitação que abrange serviços de recapeamento asfáltico e micropavimentação também contempla outras áreas e regiões da cidade. De acordo com Verçosa, após a conclusão deste lote na zona norte, a próxima fase contemplará o Jardim Armindo Guazzi e Giovani Lunardelli, ambos localizados na região leste da cidade. O secretário acrescentou que também estão sendo preparadas as ruas que receberão o micropavimento.
Com essas ações de recuperação asfáltica, a Prefeitura busca melhorar a infraestrutura viária de Londrina, proporcionando estradas mais seguras e duradouras para os moradores da região norte e, posteriormente, de outras áreas da cidade.