Comunicar e gerar segurança para o paciente no primeiro contato é uma das principais buscas dos executivos que gerenciam clínicas e consultórios médicos. A área da saúde é hoje no Brasil, uma das que mais crescem. E conseguir melhorar a performance do consultório ou clínica médica melhora em muito os resultados do negócio.
Uma gigante do setor de telecomunicação no Brasil realizou uma das maiores pesquisas junto ao público e avaliou que, 7 em cada 10 pessoas com mais de 35 anos, preferem que uma clínica ou consultório médico possua um telefone fixo, em vez de um celular, sendo um dos principais fatores considerados pelos pacientes ao escolherem uma instituição de saúde. Ainda, segundo os usuários, o que mais pesa na decisão é que um “celular” pode ser até pré-pago e uma clínica não ter um telefone fixo local é fator de não prosseguir com o interesse em ligar.
O canal de comunicação que gera mais segurança segundo os usuários e pacientes (na primeira busca realizada na internet) para clínicas e consultórios médicos é a telefonia com atendimento automático, como o oferecido pela empresa londrinense Septe.
O atendimento automático por telefone oferece diversos benefícios, proporcionando uma experiência consistente e profissional aos pacientes. Com a automação, as chamadas podem ser direcionadas para departamentos específicos, como marcação de consultas, resultados de exames ou informações gerais, facilitando o encaminhamento correto e a organização interna da clínica.
Explica, Lucas Luiz, diretor de tecnologia da Septe
Além da telefonia, outros canais de comunicação também desempenham um papel importante na interação com os pacientes. As redes sociais, por exemplo, são essenciais para atrair a atenção e fornecer informações sobre a clínica ou consultório médico. Elas permitem compartilhar informações relevantes, dicas de saúde, campanhas promocionais e interagir com a comunidade, ampliando a visibilidade da empresa.
É importante destacar que cada canal de comunicação tem suas vantagens:
- Ter um número de telefone fixo aumenta em mais de 90% a probabilidade de escolha da clínica no momento da pesquisa na internet.
- O e-mail é útil para enviar informações detalhadas, resultados de exames e boletins informativos.
- As mensagens de texto (SMS) podem ser rápidas e convenientes para envio de lembretes de consulta e notificações breves. Já os aplicativos de mensagens oferecem uma comunicação direta e rápida para esclarecer dúvidas simples.
- Além disso, plataformas de agendamento online simplificam o processo de marcação de consultas.
Ao combinar a telefonia com atendimento automático, presença nas redes sociais e outros canais de comunicação, clínicas e consultórios médicos podem fornecer uma experiência completa e segura para os pacientes, facilitando o acesso à informação e o contato com a instituição de saúde.